Por Robertinho Silva e Alexandre Ito
NASCIMENTO DAS CANÇÕES | Release Oficial
Idealizado por Robertinho Silva e Alexandre Ito, “Nascimento das Canções” é um disco/homenagem a Milton Nascimento.
Gravado no estúdio MusiK, no Rio de Janeiro, o álbum em homenagem a Milton Nascimento, reuniu alguns dos maiores músicos brasileiros neste projeto batizado de “Nascimento das Canções” – Robertinho Silva e Alexandre Ito.
“Milton sempre considerou a amizade como fonte de inspiração. Mais do que homenagear um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, a ideia do disco foi fazer um trabalho baseado no amor, no respeito e na amizade. E foi exatamente isso que conduziu o projeto”, explica o músico Alexandre Ito, que além de fazer parte da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), também é baixista de Milton Nascimento desde 2016.
Nomes como Yamandu Costa, Carlos Malta e Jaques Morelenbaum foram alguns dos músicos que participaram do disco. De acordo com Ito, as gravações foram conduzidas por Tuninho Villas, e contaram ainda com a presença de Nivaldo Ornelas (sax), Kiko Continentino (piano), Zé Ibarra (voz), e dos irmãos Wilson e Beto Lopes (violões).
“Além da presença de todos esses músicos inacreditáveis, a gente teve o privilégio de ter o próprio Bituca participando diretamente do disco. E tudo isso graças ao filho dele, Augusto Nascimento, que foi quem ouviu as primeiras faixas e levou pro Milton. No início, a gente já tava muito feliz de tê-lo somente como consultor musical, de repente o próprio Bituca tava lá cantando duas músicas no disco”-, revela Ito.
A experiência em torno da gravação de “Nascimento das Canções” foi tão intensa, que em conjunto com o disco, também será lançado um documentário contando a história e mostrando os bastidores do projeto. O filme tem a direção de Danilo Mesquita e Diogo Severo.
Segundo Ito, foi “de Augusto Nascimento a ideia de lançar o disco através do selo criado por Milton”, em 2002:
“Foi uma felicidade sem tamanho quando o Augusto disse que o álbum sairia em parceria com a Nascimento Música. Gravar um disco em homenagem ao Bituca, trabalhar com ele diretamente nas gravações, e ainda conseguir lançar o disco pela Nascimento foi muito emocionante”.