Alexandre Ito Souza
Alexandre Ito Souza é contrabaixista natural de Guarulhos (SP), Bacharel e Licenciado em Música pela UNIMES e UNIS. Sua trajetória acadêmica e artística é marcada por uma formação sólida, construída em renomadas instituições no Brasil e na Europa. Foi aluno de Marco Antônio Brucoli na Escola Municipal de Música de São Paulo e, como bolsista das Fundações Vitae e Carolina, aperfeiçoou-se na Academia de Música Franz Liszt (Hungria), sob orientação de Peter Kubina, e no Conservatório Superior de Música Liceu de Barcelona (Espanha), com Cristoph Rahn. Seu aprimoramento musical se consolidou na Escola Superior de Música de Lausanne (Suíça), onde estudou com Michel Veillon e Bozo Paradzik.
Ao longo da carreira, Alexandre participou de turnês e concertos por diversos países europeus, atuando em orquestras de destaque como a Orquestra da Suisse Romande, Orquestra de Câmara de Genebra, Camerata de Lausanne (sob direção de Pierre Amoyal), Camerata Menuhin (com Maxim Vengerov), Camerata Venia, Camerata Weinberg, Sinfonietta de Lausanne, Orquestra Sinfônica de Neuchâtel, entre outras. Trabalhou sob a batuta de maestros importantes no cenário musical internacional, entre eles Fabio Luisi, Lorin Maazel, Marek Janowski e Charles Dutoit.
No campo da música popular, estudou contrabaixo elétrico com Ximba Uchyama e introdução ao jazz com o pianista François Lindemann (Suíça). Dedicado à difusão da música brasileira, realizou apresentações com o pianista Evaristo Pérez, professor do Conservatório Popular de Música de Genebra, e produziu o programa Master sur les Ondes – “Alexandre Ito: Sons do Brasil”, transmitido ao vivo pela Rádio Suisse Romande.
Após cerca de dez anos na Europa, retornou ao Brasil em 2013 para integrar a Orquestra Sinfônica Brasileira. A partir 2015, Alexandre passou a atuar ao lado de Milton Nascimento, participando das turnês Tarde, Semente da Terra, Clube da Esquina e A Última Sessão de Música, com apresentações no Brasil e no exterior. Atua como diretor musical e contrabaixista na Banda Beraderos, um projeto autoral de Danilo Mesquita e Ravel Andrade. Sua versatilidade é evidenciada na produção musical do álbum “Beraderos,” que inclui colaboração com Milton Nascimento e contribuição para trilha sonora da novela da TV Globo, “Mar do Sertão
Em 2021, lançou com Robertinho Silva o álbum Nascimento das Canções, uma homenagem a Milton Nascimento, com participações de Bituca, Carlos Malta, Yamandu Costa, Nivaldo Ornelas, Jaques Morelenbaum e Kiko Continentino, entre outros.
Além da atuação artística, Alexandre também se destaca como educador, atuando como professor na Orquestra Sinfônica Jovem Brasileira e no Projeto Conexões Musicais da OSB. O músico ainda faz parte da Associação Casa com a Música, promovendo integração social por meio da arte. Em ocasiões diversas, ministra workshops temáticos e aulas voltadas para desenvolver o potencial técnico e artístico de jovens talentos, inspirando e formando a próxima geração de músicos.